No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, de todos os projetos apresentados a nível nacional pelas bibliotecas municipais, a DGLAB destacou o projeto "Recordar é viver: quando a memória e a história se cruzam" como projeto exemplar.
«Recordar é viver: quando a memória e a história se cruzam» é um projeto da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos dirigido aos idosos deste concelho. Criado no âmbito das celebrações de 2012 como Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, o projeto versa sobre o património cultural imaterial de Figueiró dos Vinhos e pretende recuperar e divulgar histórias de vida, testemunhos, relatos e memórias dos idosos da comunidade.
Na sua primeira fase, o projeto consistiu na confeção coletiva de um tapete de trapilhos, criando simultaneamente um espaço de diálogo e de partilha de recordações e memórias. Numa fase posterior será feita a recolha das histórias de vida e a sua gravação em vídeo, pretendendo a biblioteca vir a disponibilizá-las on-line.
Sem comentários:
Enviar um comentário