Nota de Abertura

Este espaço nasceu com o intuito de divulgar a nossa terra, dando a conhecer a nossa gente, os nossos usos e costumes, a nossa fauna e flora, e ao mesmo tempo divulgar a notícia sempre que a mesma se justifique.

sábado, 18 de setembro de 2010

Freguesia de Campelo



Campelo é a maior freguesia em extensão territorial do concelho de Figueiró dos Vinhos e uma das mais povoadas no passado. Hoje é a freguesia mais afectada pela desertificação, tendo a maioria dos seus habitantes migrado para outras zonas do país, e alguns emigrado para o estrangeiro.
A região de Campelo pertenceu desde o reinado de D. Sancho I ao concelho de Miranda do Corvo, e desde a sua doação aos Condes de Miranda do Corvo, sempre lhes pertenceu, e só deve ter deixado de o ser depois de 1805, quando acabaram os privilégios de “juro e herdade”, altura em que certamente também passou a ser administrativamente do concelho de Figueiró dos Vinhos, talvez no começo do regime liberal.
As populações começaram a fixar-se junto da ribeira de Alge, formando pequenos povoados cristãos onde construíam simples santuários ou capelas. Toda a região era designada por “Terras da Ribeira de Alji”.
No século XII criou-se a Paróquia de Alge e o local eleito para sede da paróquia foi o Casal da Ponte pela sua situação geográfica (ficava no meio da região, muita água e boas terras) e por já ter nessa altura uma pequena capela e cemitério. No entanto, a capela era pequena para o culto, pelo que durante algum tempo este continuou a praticar-se na capela do lugar de Alge que era muito maior.
Por influência de Frei Gaspar de Campelo, mestre de noviços carmelitas, foi autorizada a construção de uma igreja com espaço suficiente para o culto dos fiéis sobre a antiga capela do Casal da Ponte, e a ampliação do cemitério; as obras foram custeadas pelos Condes de Miranda. Frei Gaspar de Campelo benzeu a nova igreja e ofereceu a imagem de Nossa Senhora da Graça, passando a ser a Padroeira. Pensa-se que foi por esta razão e também por vontade dos Condes de Miranda, que o nome da terra foi mudado de Casal da Ponte para Campelo.

1 comentário:

  1. Olá, recomendo uma visita ao blog:http//terrascampelo.blogspot.com
    vou lá adicionar o link do vosso blog.
    Parabéns por manterem o blog activo

    José Damas Antunes

    ResponderEliminar