Nota de Abertura

Este espaço nasceu com o intuito de divulgar a nossa terra, dando a conhecer a nossa gente, os nossos usos e costumes, a nossa fauna e flora, e ao mesmo tempo divulgar a notícia sempre que a mesma se justifique.

sábado, 8 de janeiro de 2011

FIGUEIRÓ DOS VINHOS – Nemátodo espalhou-se já por 65 concelhos do país

Teve lugar esta semana em Figueiró dos Vinhos um seminário subordinado ao tema do Nemátodo do Pinheiro. A acção visou sensibilizar e informar Produtores, Associações e Empresas Florestais do Distrito de Leiria.

Rui Silva, presidente da câmara, apesar de ainda não se ter registado qualquer caso da doença no seu concelho, destacou a importância desta acção muito porque” o concelho se situa na zona do pinhal” e “a floresta pode, à semelhança da água, ser um factor aglutinador e promotor da região”
O Nemátodo da madeira do pinheiro foi detectado em Portugal na Península de Setúbal em 1999 e em Abril de 2008 foram detectados os primeiros casos na zona Centro na Lousã e em Arganil. Nesta altura foi elaborado um Programa de Acção Nacional que consistia “na eliminação das árvores com sintomas em contínuo durante todo o ano”, como referiu o engenheiro José Manuel Rodrigues da Autoridade Florestal Nacional, de forma a eliminar totalmente o insecto vector.
Em 2009/2010 de 4 mil amostras, foram detectados 322 casos positivos, sendo 240 na região centro e 60 na região de Lisboa e Vale do Tejo. Outros números mostram que até 2010 a doença foi detectada em 239 freguesias do país integradas em 65 concelhos e 12 Distritos. Concretamente na região centro foram intervencionados 6 distritos, ou seja 600 mil hectares de território florestal.
Deste modo, “mais vale prevenir do que remediar”, no entanto, “instalada uma doença é necessário encará-la com frontalidade, com meios para ter um diagnóstico preciso, tentar contê-la na propagação e investigar cientificamente o que pode estar ligado à doença”, disse o Governador Civil do Distrito de Leiria, Paiva de Carvalho.
Para o futuro a estratégia passa por dar continuidade à prospecção até aqui realizada no sentido de reduzir o declínio e incidência da doença, controla-la a própria doença, continuar com a fiscalização por parte da GNR e com acção a realização de acções de sensibilização e investigação.
Esta acção esteve integrada na Campanha Distrital de Sensibilização sobre o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) promovida pelo Governo Civil de Leiria.

Sem comentários:

Enviar um comentário