Nota de Abertura

Este espaço nasceu com o intuito de divulgar a nossa terra, dando a conhecer a nossa gente, os nossos usos e costumes, a nossa fauna e flora, e ao mesmo tempo divulgar a notícia sempre que a mesma se justifique.

sábado, 9 de abril de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO;

A Quinta do Ribeiro Travesso ou A Quinta dos Paivas

A Quinta do Ribeiro Travesso, ou  a Quinta dos Paivas, de Miguel Portela e de Margarida Herdade Lucas será apresentado no dia 16 de Abril, às 14h30, na Quinta dos Paivas, em Figueiró dos Vinhos, comemorando o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Será realizada uma visita guiada à Quinta, seguida da apresentação do livro, numa iniciativa dos autores, no sentido da divulgação de um conjunto arquitectónico e paisagístico de grande valor estético.
Joaquim Lopes de Paiva construiu a Quinta do Ribeiro Travesso no fim do séc. XIX, nos subúrbios da vila de Figueiró dos Vinhos. Residência de férias e refúgio verdejante, torna-se um exemplo em que a arquitectura e a vegetação se interligam num espaço comum.Regista-se, com esta publicação, mais uma parte da História e da vida cultural da região que envolve Figueiró dos Vinhos, no período de transição do séc. XIX para o séc. XX, numa época de grandes mudanças políticas e sociais para o país, ao mesmo tempo que no Interior se lutava tenazmente pelo desenvolvimento.
O lema “Civilização e Progresso”, em que acreditavam profundamente, foi de facto traduzido em obras concretas. As suas marcas ficaram, constituindo um manancial de valores culturais para redescobrir. À luz do presente.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário