José Malhoa – Com a Arte na Alma é uma exposição de Miguel Portela e Margarida Herdade Lucas, que
75 anos após a sua morte, José Malhoa continua a ser um nome incontornável para os marchants de arte em traça um roteiro sobre a vida e a obra deste pintor, à luz de uma nova perspectiva.todo o mundo. Mas se o seu valor no mercado da arte é incontornável, o seu percurso de vida deverá ser analisado e divulgado, para que se compreenda a sua personalidade artística e se conheça o seu espírito arrojado. Tendo decidido, muito cedo, que seguiria um estilo próprio, dele nunca se desviou, contra ventos e marés.
Pelas suas características de itinerância, esta exposição esteve no Posto de Turismo do Município de Oleiros, nos meses de Janeiro e Fevereiro; na Biblioteca Municipal da Sertã, nos meses de Fevereiro e Março; no Centro de Interpretação Turística, do Município de Pedrógão Grande, nos meses de Março e Abril; no Museu Municipal da Pampilhosa da Serra, em Abril e Maio e posteriormente, na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova até Junho. Em Julho esteve patente na Biblioteca Municipal de Penela e em Outubro, na Casa do Tempo da Castanheira de Pêra.
Em 2009, concluiu o seu primeiro ano de digressão, na cidade de Ourém, onde esteve exposta no mês de Dezembro, a qual encerrou com um colóquio interactivo.
Em 2010, continuou esta exposição a divulgar o pintor que provocou um novo olhar sobre a arte do seu tempo, ao conquistar os salões de pintura de Paris, com os rostos e a luz do seu “Figueiró das cores”, como ele próprio dizia.
Os seus quadros iluminam muitas salas de museus, no país e no estrangeiro. Constituem também a visão do artista do centro de Portugal. Para ler a vida nas cores e na luz.
Sem comentários:
Enviar um comentário