Nota de Abertura

Este espaço nasceu com o intuito de divulgar a nossa terra, dando a conhecer a nossa gente, os nossos usos e costumes, a nossa fauna e flora, e ao mesmo tempo divulgar a notícia sempre que a mesma se justifique.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhas recolhe documentos referentes à I Guerra Mundial


“Figueiró dos Vinhos e a I Guerra Mundial” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos que pretende, através da recolha de documentos, objetos e memórias, mostrar o impacto que esta Guerra teve a nível local. Não se trata de celebrar a Guerra, mas sim de recordar os soldados que nela participaram, de estudar e compreender a importância que este conflito teve em Portugal, sobretudo as marcas que deixou a nível local.

O objetivo é localizar, recolher e identificar materiais de natureza diversa, a saber: documentos (como diários, cartas, postais, fotografias, mapas, etc.); objectos (como medalhas, condecorações, fardas, etc.); mas também testemunhos, relatos e histórias de vida dos que partiram para a Guerra e que foram sendo transmitidos a familiares e amigos no regresso.

Numa fase posterior, pretende-se divulgar os materiais recolhidos através da realização de uma exposição conjunta com os municípios de Saint Maximin em França (com o qual Figueiró está geminado) e Perkata na Hungria (geminado com Saint Maximin). Para além da disponibilização on-line dos conteúdos recolhidos, o projeto “Figueiró dos Vinhos e a I Guerra Mundial” poderá integrar diversas iniciativas, nacionais e internacionais, como o portal “Memórias da I Guerra Mundial 1914-1918” (www.portugal1914.org) e a “Europeana 1914-1918” (www.europeana1914-1918.eu/en).

Neste sentido, apela-se a todas as pessoas para que colaborem com a Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, através dos contactos: telf. 236559230 ougeral@bmfigueirodosvinhos.com.pt, dando o seu testemunho e informações que reportem histórias de familiares e amigos que foram afetados por esta Guerra, ou disponibilizando fotos, cartas, postais, diários ou outros documentos dos seus familiares que participaram na I Guerra Mundial.
Estes documentos serão digitalizados pelos serviços técnicos da Biblioteca, e logo devolvidos aos seus proprietários.

Sem comentários:

Enviar um comentário